Deputado Jerônimo Goergen(PP) pede convocação de superintendente do INCRA na AL-RS para prestar explicações sobre denúncias de extorsão
Tendo por base as denúncias feitas pelo Ministério Público Federal de irregularidades praticadas em acampamento do MST em Nova Santa Rita, o deputado Jerônimo Goergen (PP) solicitou a convocação urgente de Mozar Artur Dietrich na Comissão de Agricultura para devidos esclarecimentos à sociedade gaúcha. O motivo seria a prática de extorsão a produtores de arroz, com interferência do superintendente do INCRA no RS.
Pelas denúncias houve arrendamento de terras do assentamento à produtores de arroz, o que é ilegal. Além disso, os valores acordados para pagamento aos assentados pelo plantio de arroz estariam sendo cobrados em dobro pelo MST com a concordância da cúpula do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do RS. O Ministério Público avalia que até R$ 540 mil reais seriam destinados ao MST com a venda das sacas de arroz, objeto da extorsão, sendo o superintendente do INCRA acusado de grande responsável pela prática delituosa.
Tendo em vista estes graves fatos o deputado estadual Jerônimo Goergen(PP), Coordenador da Frenteagro da AL-RS, solicitou à Comissão de Agricultura da casa a urgente convocação de Mozar Dietrich para esclarecer todos os pontos levantados pelo Ministério Público. “É uma denúncia gravíssima. Não é surpresa que pela ação do movimento isto viria à tona. Talvez esta atitude até justifique o porquê do não cumprimento da portaria n° 101, que retira do cadastro da reforma agrária os invasores de terra, já que se confirma o comprometimento de dirigentes do órgão com interesses espúrios nesta relação. Por isso solicitei a convocação urgente do superintendente do INCRA”, diz o parlamentar.
(AL-RS, 17/04/2009)