A liberação das licenças de instalação de duas usinas de geração de energia, conhecidas como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), no rio da Várzea, foi anunciada pelo presidente da Cooperativa Central de Geração de Energia Rio da Várzea Ltda (Coogerva), Elemar Battisti. 'A usina da Linha Jacinto, com capacidade de 17 megawatts, será na divisa dos municípios de Rodeio Bonito e Liberato Salzano, e a usina da Linha Aparecida, com 25 megawatts, entre os municípios de Novo Tiradentes e Liberato Salzano', explicou.
Battisti, que também é presidente da Cooperativa de Distribuição de Energia (Creluz), lembrou a importância desses complexos para o desenvolvimento do Médio Uruguai, destacando que será construída uma ponte de 306 metros na barragem de Linha Jacinto para ligar as regiões do Médio e Alto Uruguai. 'A ponte é a contribuição social de ambos os projetos e será entregue sem custo nenhum para o Estado', destacou.
Com a travessia, a distância entre Frederico Westphalen e Erechim diminuirá em 100 quilômetros. A Creluz aproveitou o aniversário de Rodeio Bonito – sede da Coogerva – para fazer o anúncio. As licenças de instalação foram liberadas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
(Correio do Povo, 19/04/2009)