O abastecimento de água em Erechim, já bastante prejudicado, pode entrar em colapso se não chover com intensidade nos próximos dias. De acordo com o gerente da Corsan, Flávio Perin, 'todos os recursos disponíveis e necessários para abastecer a cidade estão sendo usados pela companhia'. Ele se refere aos rios Ligeirinho, Leãozinho e do Campo, que produzem 70 mil litros de água por hora e abastecem o lago da companhia e três poços artesianos. Existe um projeto de transposição das águas do rio Cravo, mas a obra não tem data para ser realizada. Nesta sexta (17/04), o gerente voltou a pedir à população para que contribua racionalizando o uso da água potável. A solução apontada pela Corsan para o problema do município do Alto Uruguai gaúcho é o racionamento.
Giruá, cidade localizada na região das Missões que já decretou estado de emergência devido à estiagem, contabiliza os prejuízos na agricultura. As perdas, principalmente na cultura de soja, chegam a R$ 24 milhões. Há também problemas no abastecimento de água em propriedades rurais. O decreto de situação de emergência foi assinado ontem pelo município de Lagoa Vermelha, na região Nordeste do Estado. A decisão foi tomada devido à falta de chuva há mais de 60 dias, fato que ocasionou perdas nas lavouras de milho, soja e feijão, na criação de gado leiteiro e de aves e na produção de leite.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural do município de Ijuí deve manter equipes mobilizadas neste final de semana no apoio a famílias rurais que enfrentam problema de água em suas propriedades. O secretário, Júlio César Gabbi, enfatiza que diariamente chegam pedidos de auxílio para a abertura de açudes e bebedouros. 'Já trabalhamos em propriedades sem achar água', relata com preocupação.
Segundo Gabbi, as equipes devem trabalhar hoje, domingo e também no feriado, na próxima terça-feira, para atender aos pedidos dos agricultores. Na próxima quarta-feira (22), um levantamento dos prejuízos causados pela estiagem deve ser apresentado ao prefeito Fioravante Ballin. A última chuva registrada na região de Ijuí, de apenas 6,4 milímetros, foi no dia 27 de março.
(
Correio do Povo, 18/04/2009)