O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA) classificou como “grande retrocesso” a aprovação pela Câmara dos Deputados da Medida Provisória nº 452/08, sobre o Fundo Soberano do Brasil (FSB), que dispensa do licenciamento ambiental prévio a pavimentação de rodovias, com o objetivo de acelerar obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
_ Mais uma vez, sentimos que não há clareza por parte do governo no que diz respeito a uma opção pelo desenvolvimento sustentável , em especial na Amazônia. Uma coisa é você fazer um reparo de uma estrada que já existe e outra coisa é fazer o asfaltamento de uma rodovia na Amazônia já que é notório que o impacto maior no meio ambiente ocorre após a pavimentação _ lamentou Sarney Filho.
Para o deputado, é fundamental o apoio das ONGs para reverter a MP no Senado:
_ O governo não pode mais ficar nessa dubiedade: de um lado o ministério do Meio Ambiente querendo fazer a preservação nessa luta pelos direitos difusos da sociedade, e de outro, interesses de segmentos que defendem o desenvolvimento a qualquer preço - criticou ele, para quem o governo precisa ter uma ter uma linguagem comum, adequada aos novos tempos, “uma linguagem de responsabilidade ambiental”.
(Blog Verde/
Amazonia.org, 16/04/2009)