Ativistas do Greenpeace se manifestaram, durante a quarta-feira (15), na capital mexicana, para pedir ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e ao mexicano, Felipe Calderón, para que façam alguma coisa em relação ao aquecimento global. Obama chega na Cidade do México hoje.
"O encontro de Obama e Calderón abre a oportunidade para que assumam a liderança necessária não apenas para resolver temas como insegurança, narcotráfico, migração, ou crise financeira de ambos os países, como também, e em primeiro lugar, a mudança climática", afirmou a coordenadora de Mudança Climática e Energia da ONG, María José Cárdenas.
O presidente dos EUA vai à Cidade do México para uma visita de um dia.
Cerca de 25 ativistas da organização ambientalista colocaram um grande cartaz em um monumento da cidade, com as imagens de Obama e de Calderón, com a legenda "Save the climate, act now!" (salvem o clima, ajam agora!).
As metas de redução de emissões dos Estados Unidos, propostas por Obama "não estão à altura do que se requer e do que é possível para esse país", informou a ONG em uma nota à imprensa.
"Fica no ar a pergunta sobre se os Estados Unidos realmente serão capazes de liderar a luta para salvar o clima do planeta, como prometeu", disse o Greenpeace.
(Folha Online/
AmbienteBrasil, 17/04/2009)