A Blue Source LLC anunciou a expedição das primeiras compensações de emissão de gases do efeito estufa de projetos aprovados pelo Voluntary Carbon Standard (VCS) nos Estados Unidos. As compensações são provenientes de dois projetos da Blue Source registrados na APX e TZ1, totalizando mais de 1,6 milhões de Voluntary Carbon Units (VCUs).
A empresa registrou mais de 341 mil VCUs na APX provenientes da mina de carvão North Antelope Rochelle em Wyoming (Estados Unidos), sendo o primeiro projeto a completar com sucesso o processo de dupla validação sob o VCS. Este projeto captura e utiliza o metano que anteriormente era liberado na atmosfera durante as operações tradicionais de mineração.
Mais de 1,3 milhões de VCUs também foram expedidas no registro TZ1 para quatro projetos de tratamento de efluentes no meio-oeste norte-americano. Os efluentes de fábricas de processamento de alimentos antes eram tratados em lagoas anaeróbicas abertas resultando na liberação de grandes quantidades de metano para a atmosfera. Atualmente os projetos operam em sistemas de lagoas fechadas, coletando o metano e queimando ou utilizando em substituição a combustíveis fósseis. A Shell Energy North America L.P. foi o primeiro cliente a comprar as VCUs destes projetos.
O VCS é um padrão global para projetos de redução ou remoção de gases do efeito estufa desenvolvido pelo The Climate Group, Associação Internacional de Comércio de Emissões (IETA), Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) e várias outras empresas, governos e ONGs (Mais informações www.v-c-s.org).
(Por Fernanda B Müller, Business Wire/
CarbonoBrasil, 15/04/2009)