O estado de Maryland aprovou o desvio da renda obtida com o leilão das permissões de emissão sob a Iniciativa Regional de Gases do Efeito Estufa (RGGI) para distribuição entre os residentes de baixa renda.
A renda, anteriormente destinada para medidas relacionadas à melhoria da eficiência energética, agora ajudará os moradores de baixo poder aquisitivo a pagar as suas contas de eletricidade. Este ato controverso despertou discussões por ir contra a premissa de reduzir emissões de gases do efeito estufa e, de acordo com o The Business Insider, incentivar o consumo e divergir um dinheiro que poderia ser usado para reduzir custos com a eletricidade a longo prazo.
De acordo com a RGGI, composta por 10 estados norte-americanos, o dinheiro arrecadado nos leilões deve ser utilizado para “apoiar soluções com baixa intensidade de carbono, incluindo eficiência energética e energias limpas e renováveis, como solar e eólica”. O terceiro leilão da iniciativa arrecadou US$ 117 milhões e o próximo será realizado em 17 de junho.
(
CarbonoBrasil, 16/04/2009)