O secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, foi o palestrante no primeiro encontro de 2009 da Federação das Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil, nesta terça-feira (14), no Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Na oportunidade, Berfran garantiu que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) será parceira na execução do projeto “Árvore é vida”, organizado pelo Comitê do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da federação. A intenção do comitê é realizar, em conjunto com os municípios e outras entidades e instituições, o plantio de um milhão de árvores, com início previsto para a Semana do Meio Ambiente (27 de maio a 05 de junho) e término no Dia da Árvore em 21 de setembro.
Em seu pronunciamento, Berfran lembrou que o desafio dos governantes é compatibilizar a preservação e a conservação do meio ambiente com a produção. “É preciso que façamos um realinhamento de comportamento e de atitudes desta geração na relação com o meio ambiente, além de prepararmos as próximas gerações, a fim de garantirmos a preservação com o desenvolvimento sócio-econômico”, destacou. O secretário apresentou, ainda, as linhas gerais de seu plano de trabalho, onde priorizará a criação da Rede de Sustentabilidade Ambiental, formada por pessoas físicas e jurídicas envolvidas na preservação e conservação ambiental; a qualificação do Licenciamento Ambiental e a melhoria da Gestão e Fiscalização Ambiental.
Referência
Berfran Rosado informou, também, que o RS é referência em municipalização ambiental, já que são gaúchos 212 dos 250 municípios brasileiros habilitados a estabelecer suas políticas ambientais, bem como licenciar os empreendimentos de impacto local. Para cumprir a meta de atingir todo o Estado pelo Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga/RS), a Sema está constituindo uma força-tarefa para atuar em parceria com os municípios, viabilizando a adesão daquelas cidades que ainda não aderiram ao sistema. O governo assinará convênio com as prefeituras para o repasse financeiro a ser utilizado na elaboração dos Planos Ambientais Municipais. A sugestão é repassar R$ 20 mil por município.
Participaram do encontro, a presidente da Federação das Mulheres de Negócios, Marinelsa Geyer de Oliveira, a presidente do Comitê do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da entidade, Yara Blochtein, a presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher, Maria Helena Gonzalez, além de representantes de diversas entidades ligadas à área ambiental.
(Sema-RS, 15/04/2009)