Continua aumentando o número de municípios que retomam o transporte de água para propriedades rurais devido à estiagem. Fontes naturais, sangas, açudes e até pequenos rios secam com a falta de chuva e as elevadas temperaturas. No município de Barra do Rio Azul, a Secretaria da Agricultura leva 100 mil litros de água por dia para o interior, para consumo humano e animal.
Segundo o secretário Leocir Feranti, todas as comunidades foram atingidas. 'É todo o interior', disse ontem. O caminhão-pipa começa a trabalhar às 7h e só para às 20h. A água é retirada dos rios Azul e Paloma, também com níveis baixos, e de um poço artesiano da sede do município. O rio Palomas já nem corre mais em alguns pontos, e a vegetação começa a crescer onde antes era leito. A Secretaria da Agricultura também emprestou dois distribuidores orgânicos, que foram lavados e estão sendo usados para transportar água entre as propriedades.
O município decretou situação de emergência em dezembro passado e teve de renovar o decreto este ano. Barra do Rio Azul possui 2,1 mil habitantes, sendo que mais de 70% residem no interior. Na cidade vizinha, Aratiba, também são transportados diariamente 100 mil litros de água para propriedades rurais.
(Correio do Povo, 16/04/2009)