Somente uma definição urgente por parte do Governo Federal pode manter a Usina Térmica da AES, em Uruguaiana. Do contrário, um grande investimento feito com recursos públicos e de fundamental importância para o desenvolvimento da Fronteira Oeste vai se perder. A manifestação foi feita na tarde de hoje (13/4) pelo deputado Frederico Antunes (PP) durante encontro com a bancada federal na Assembleia Legislativa.
O parlamentar pediu aos representantes do RS em Brasília que intercedam com urgência junto ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para a realização de uma audiência para solucionar o impasse.
A usina está paralisada desde maio do ano passado quando o governo argentino suspendeu o fornecimento de gás, descumprindo contrato firmado com o Brasil. Durante o encontro de hoje, Frederico Antunes advertiu que dos 60 funcionários sediados em Uruguaiana, 30 já foram demitidos, 15 estão sendo remanejados e outros 15 realizam apenas serviços de manutenção.
Afirmou que somente uma posição política do governo brasileiro fará a usina voltar a funcionar. "Mais uma vez peço que a bancada federal gaúcha apele ministra Dilma Roussef que nos receba para encontrarmos uma solução positiva para a usina de Uruguaiana", acrescentou.
Frederico Antunes lembrou que o projeto da usina foi elaborado no período em que a ministra era titular da Secretaria de Minas e Energia do RS e que a implantação ocorreu quando ela era ministra de Minas e Energia. Agora ela pode assegurar a sobrevivência do complexo energético como Ministra chefe da Casa Civil, explicou. Ele lembrou que a ministra afirmava a época que o contrato entre o Brasil e a Argentina era sólido e que o país vizinho iria cumprir na íntegra o acordo vigente.
Participaram da reunião desta tarde na Assembléia o presidente da Fiergs, Paulo Tigre; o senador Sérgio Zambiasi (PTB); os deputados federais Vieira da Cunha (PDT) - coordenador da bancada gaúcha - ; Fernando Marroni (PT), Luis Carlos Busato (PTB), Renato Molling (PP), Vilson Covatti (PP), Maria do Rosário (PT), Onyx Lorenzoni (DEM), Germano Bonow (DEM), Mendes Ribeiro Filho (PMDB); Darcsio Perondi (PMDB) e Nelson Proena (PPS), além dos deputados estaduais Frederico Antunes (PP), João Fischer (PP) e Fernando Záchia (PMDB).
(AL-RS, 15/04/2009)