Em breve, o Piauí poderá ganhar um novo parque ecológico, além do já existente Parque Nacional da Serra da Capivara. Isto porque, na manhã desta segunda-feira (13/04), a Assembleia Legislativa aprovou o requerimento apresentado pelo deputado estadual Paulo Martins (PT) solicitando ao Governo do Estado a realização de estudos e a autorização para a construção do Parque Ecológico da Serra de Santo Antônio, no município de Campo Maior.
O parlamentar pondera que o município, com aproximadamente 43 mil habitantes, é considerado a cidade-pólo do Território dos Carnaubais, e, portanto, necessita de um empreendimento desta natureza. "A Serra de Santo Antônio é conhecida como refúgio de diversas espécies raras de animais, tais como: mocós, tatus, preás, tamanduás, preguiças, papagaios, araras, curicas, entre outros. Além disso, existem no local diversos tipos de árvores, bem como áreas que contam com um manancial de olhos d'água, córregos e cachoeiras, que formam um verdadeiro paraíso ecológico. Toda esta riqueza necessita de proteção ambiental", justifica o petista Paulo Martins.
Caso o governador aprove a criação da área de preservação, o novo parque será um estímulo ao turismo local, sobretudo por conta de sua localização mais próxima à capital. O outro parque, da Serra da Capivara, está situado na região sudeste do Estado, a 530 km de Teresina, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A maneira mais rápida de chegar ao parque é através de Petrolina, cidade do Estado de Pernambuco, da qual dista 300 km.
(Por Cícero Portela,
Portal O Dia, 13/04/2009)