A Frente Parlamentar de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar), em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CDH) promove no início de maio a segunda semana dedicada ao continente antártico no Congresso Nacional. O evento será realizado nas dependências do Legislativo, com apoio da Marinha do Brasil e dos Ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia.
Entre as atividades da semana, estão previstas a realização de palestras para alunos do ensino médio sobre a Antártida e as mudanças climáticas, além do lançamento de livros sobre a presença brasileira naquele continente. Também serão realizadas reuniões entre as comissões temáticas do Congresso Nacional para a discussão de estratégias que garantam a manutenção das pesquisas do Programa Antártico Brasileiro, executado na região desde 1982. A frente parlamentar é presidida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e tem como vice-presidente a deputada Maria Helena (PSB-RR).
O Proantar realiza pesquisa nas áreas de Ciências da Terra, Ciências da Atmosfera e Ciências da Vida. As atividades brasileiras na Antártida são desenvolvidas na Estação Comandante Ferraz, localizada na Baía do Almirantado; em três refúgios localizados nas ilhas Elefante, Nelson e Rei George; e em navios especiais. O programa também conta com voos de apoio realizados por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). O fornecimento de combustível para o funcionamento da estação, das embarcações e das aeronaves é feito pela Petrobras.
(Por Paulo Sérgio Vasco,
Agência Senado, 13/04/2009)