O radar de poluição é baseado na tecnologia utilizada pelos satélites artificiais para monitorar os gases presentes na atmosfera. Adaptado para uso em terra, o equipamento é capaz de criar mapas 3D dos gases sobre uma cidade com um nível de detalhamento sem precedentes.
"O instrumento foi desenvolvido com vistas a equipar um pequeno satélite artificial e oferecer o mesmo desempenho dos instrumentos atuais, que são muito maiores. Seu tamanho compacto, alcançado com o uso de um novo design óptico, significa que seus custos de fabricação serão baixos," diz o professor Paul Monks, da Universidade de Leicester.
Tecnologia espacialO radar de poluição originou-se do equipamento para satélites conhecido como CompAQS - Compact Air Quality Spectrometer, Espectrômetro da Qualidade do Ar Compacto e foi construído pela equipe do Dr. Monks em colaboração com a empresa Surrey Satellite Technology.
Os pesquisadores estão agora construindo dois novos CompAQS para operação definitiva em solo, onde atuarão como espectrógrafos diferenciais de absorção óptica - equipamentos que funcionam na região visível do espectro eletromagnético para permitir a construção de mapas 3D em tempo real dos gases atmosféricos.
Resolução do radar de poluiçãoMapas de concentração de gases altamente perigosos, como os óxidos de nitrogênio (NOx) podem ser feitos com uma resolução temporal de 5 minutos.
Cada radar de poluição é capaz de cobrir uma área de 25 km2, monitorando óxidos de nitrogênio e particulados (aerossóis) com uma resolução espacial de 50 metros.
(
Inovação Tecnológica, 13/04/2009)