A Copa do Mundo de 2014 é motivo de pressão para o início das obras de revitalização do Cais Mauá. Por isso, até o final desta semana deverá ser instalada a Frente Parlamentar, proposição do vereador Valter Nagelstein, para impulsionar o projeto, em discussão há mais de três décadas. 'A frente é uma ferramenta de pressão política para que o projeto avance. Pelo que parece, já cumpriu em parte com seu papel, pois o assunto voltou a ser discutido, inclusive com o anúncio de publicação do edital para licitação da obra', destacou.
Para o vereador, além de alavancar a economia da cidade com a geração de postos de trabalho e renda, possibilitará a revitalização de uma área abandonada. 'Será um dos mais importantes investimentos por meio de parceria público-privada', disse Nagelstein. Segundo ele, o projeto está pronto, inclusive com o cancelamento dos contratos de cessão de uso do local. O projeto deverá ocupar 181 mil metros quadrados do porto, entre a Estação Rodoviária e a Usina do Gasômetro.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade, disse, no início do mês, que o governo lançará edital neste ano para a licitação da obra, uma vez que o projeto está pronto para ser executado. Foram feitas alterações no projeto original para conciliar os interesses da população e de preservação ambiental. Porém, o local continua intocado.
(Correio do Povo, 14/04/2009)