Apenas duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão aplicando as doses: a UBSs do Centro e a do bairro Esplanada
O decreto da Secretaria Estadual de Saúde de que a Serra gaúcha é área de risco da febre amarela alarmou a população caxiense. Na manhã desta segunda-feira, às 7h30min, a fila para obter a vacina quase atingia duas quadras. Por volta das 7h45min, das 400 senhas disponíveis para a manhã, 327 já tinham sido distribuídas e cerca de 50 pessoas ainda aguardavam para receber o seu número. Isso sem contar que a cada minuto novas pessoas engrossavam a fila.
Segundo a enfermeira chefe da UBS do Centro, Regina Rech de Lucena, haverá uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, às 10h desta segunda-feira, para decidir as novas estratégias de viabilidade da vacina.
— Para esta manhã, temos disponíveis 400 fichas. Depois dessa reunião que teremos, vamos saber se receberemos mais doses. Também será decidido se outros postos farão a vacina, como a população está pedindo — informa Regina.
A costureira Roselene Guerreiro, 38 anos, mora no bairro Santa Catarina e acordou cedo, por volta das 6h, e trouxe quatro pessoas da família para fazer as aplicações na UBS do Centro. Sua ficha era a de número 138. Ela conta que não está com medo da febre amarela, mas considera importante prevenir.
— A gente vai muito para Vacaria, onde temos casa no campo. Por isso, vim com meus pais e minhas crianças para receber a vacina — relata.
A UBS do Centro fica localizada na Rua Pinheiro Machado, entre as ruas Andrade Neves e Do Guia Lopes, no Centro de Caxias do Sul.
(Zero Hora, 13/04/2009)