Irã recebe favoravelmente a possibilidade de discussões com as seis grandes potências que o convidaram a fazer parte de um diálogo direto sobre seu controvertido programa nuclear, indicou nesta segunda-feira um alto negociador iraniano, Said Khalili, citado pela agência de notícias iraniana Isna.
"A República Islámica do Irã recebe favoravelmente as dicussões com o Grupo dos Seis para uma cooperação construtiva", afirmou Khalili, secretário do Conselho Supremo Nacional encarregado do programa nuclear.
A resposta de Khalili foi comunicada por telefone Alto Representante para a Política Externa da UE, Javier Solana, indicou a Isna.
"A República Islâmica de Irã publicará um comunicado oficial em resposta ao comunicado" (difundido pelos membros do grupo 5+1), acrescentou.
Estados Unidos, Alemanha, China, França, Grã-Bretanha e Rússia anunciaram na quarta-feira passada que enviariam ao Irã um convite para manter um contato direto centrado em seu programa nuclear, que, segundo os ocidentais, visaria à obtenção de armas atômicas.
(AFP,
UOL, 13/04/2009)