O trabalho de abastecimento de água para a população da zona rural de Alegrete devido à seca continuou sábado, a cargo da Defesa Civil. Três viagens do caminhão caçamba revestido com lona, totalizando 15 mil litros, garantiram o abastecimento de água para o assentamento na região do Passo Novo, a 30 quilômetros da cidade. Na localidade, 85 famílias utilizam duas caixas d’água, com 5 mil litros cada, para consumo próprio.
O abastecimento foi realizado também na Sexta-Feira Santa. Nesta quarta-feira, o caminhão terá de voltar à Passo Novo para repor a água nas caixas. Conforme o secretário da Defesa Civil de Alegrete, Ronaldo Oliveira, um caminhão-pipa do Exército, que estava passando por reparos, está sendo aguardado para esta semana.
Três regiões do interior do município – Vasco Alves, Passo Novo e Durasnal – enfrentam a falta de água porque os poços secaram, e as chuvas que caíram recentemente não foram suficientes para repor os mananciais. A idéia de utilizar um caminhão-caçamba como reservatório de água foi da Defesa Civil. A vantagem é que o caminhão-pipa improvisado pode armazenar maior quantidade de água – em torno de 4 a 5 mil litros. A única dificuldade é o transporte, pois o veículo precisa andar devagar para a água não derramar e, com isso, perder a viagem.
(Correio do Povo, 13/04/2009)