Prazo para retirada dos materiais varia de acordo com quantidade de dejetos
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM) está intimando os donos de imóveis a efetuarem a limpeza de suas propriedades. A medida está sendo tomada porque muitos terrenos estão sendo utilizados como depósitos de lixo inerte, como restos de construção e pneus velhos, material que posteriormente é utilizado para aterro. De acordo com o secretário, Ernani Galvão, o prazo para retirada dos materiais varia de acordo com a quantidade de dejetos, o tempo de depósito, os riscos oferecidos e a reincidência.
A ação realizada pela SEMAM busca impedir a proliferação de mosquitos, que transmitem doenças como a dengue, leishmaniose e febre amarela. "Se fizermos um bom trabalho no Meio Ambiente, conseguiremos dificultar a entrada dessas doenças em nossa cidade", diz Galvão. Segundo ele, alguns funcionários estão sendo capacitados para atuarem na prevenção dessas doenças.
Além dos donos de propriedades particulares, a equipe da secretaria também está advertindo os responsáveis pelo depósito de lixo inerte em áreas públicas de preservação ambiental. Uma vez identificados, os infratores são intimados a providenciar a retirada do material e a limpeza da área.
(Jornal NH, 08/04/2009)