A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas poderá adotar o sistema de videoconferência para a realização de audiências públicas. A sugestão foi apresentada pelo diretor de Planejamento e Fomento da Secretaria Especial do Interlegis, José Dantas Filho, durante reunião do colegiado realizada na tarde desta terça-feira (07/04), para discutir meios de se aperfeiçoar os trabalhos da comissão.
José Dantas Filho - que fez uma breve apresentação sobre o funcionamento do programa Interlegis - destacou a possibilidade de interação entre a comissão, no Senado, com assembléias legislativas e câmaras municipais nos estados. Essa interação, conforme explicou, é possível a partir da ampliação do alcance do sistema de videoconferência.
O diretor também colocou à disposição do colegiado a implantação de comunidades virtuais. Esses grupos de debates realizados via Internet seriam divididos em subcategorias temáticas. Para ele, esse sistema pode ser "uma solução para que a mensagem [dos trabalhos da comissão] chegue mais rápido aos estados e municípios".
Para a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) - que preside a comissão - as sugestões apresentadas pelo diretor do Interlegis estão em conformidade com os interesses do colegiado de elaborar, organizar, divulgar e fiscalizar proposições relativas às questões climáticas.
- Essa é uma comissão que precisa dialogar muito com a sociedade, coma comunidade. Nós vamos buscar viabilizar as várias possibilidades. Assim, estaremos dialogando através de todos os mecanismos que a estrutura do Senado e do Congresso Nacional tem, para que cada vez mais esse tema das mudanças climáticas seja debatido amplamente - afirmou.
Ao término da reunião a senadora anunciou para a próxima semana a apresentação de propostas que viabilizem as sugestões acatadas, a deliberação sobre os requerimentos apresentados pelos integrantes da comissão e a aprovação do plano de trabalho do colegiado.
(
Agência Senado, 07/04/2009)