Avanço da doença pode colocar município na área de risco
O surgimento de novos casos de bugios mortos, possíveis vítimas de febre amarela, colocou em alerta novas regiões do Estado. Os técnicos estudam a possibilidade de avanço dos casos, tanto para o Norte e Noroeste, quanto para as regiões centrais do Estado.
A confirmação da morte de um bugio com febre amarela em Caçapava do Sul, a 130 quilômetros de Bagé, motivou o início da vacinação contra a doença na cidade. A imunização será realizada apenas como forma de precaução. Hoje, 182 municípios estão na área de risco para a febre amarela.
— Não queremos um alarme falso, estudamos se isto é uma extensão de área — salientou o Secretário de Saúde Osmar Terra.
Como forma de precaução a vacinação contra a doença deve ter início hoje também na região de Bagé. Vacinas devem ser distribuídas hoje em postos da rede municipal, já que até agora a imunização estava centralizada num único posto. A secretária Municipal de Saúde, Elizabeth Fagundes, alertou que não há necessidade da população ir em massa aos postos, dando prioridade a quem pretende viajar.
Em São José do Ouro, no norte do Estado, sete bugios foram encontrados mortos desde o final de semana. A população já estava sendo vacinada de forma preventiva, desde que municípios vizinhos como Tupanci do Sul entraram na área de risco. Em Tupanci, mais de 50 animais já morreram devido à doença.
(Zero Hora, 07/04/2009)