A Usina Foz do Chapecó, em fase de construção no rio Uruguai entre os municípios de Águas de Chapecó (SC) e Alpestre (RS), está 67% concluída. Orçada em R$ 2,2 bilhões, a obra emprega 4,2 mil pessoas. Números demonstram a grandiosidade do empreendimento. O concreto utilizado na usina é suficiente para construir oito estádios do tamanho do Maracanã e são utilizados mais de 2 mil toneladas de ferro beneficiadas por mês.
A usina é um dos maiores empreendimentos em construção do Brasil. Foram concluídas, nos últimos meses, as escavações dos túneis de adução, a montagem e instalação dos pré-distribuidores das três primeiras turbinas. Já foi terminada, também, a montagem de três comportas do vertedouro, e está em andamento a montagem de mais cinco comportas – de um total de 15.
Conforme o gerente da obra, Alceu Reusing, já foram realizados 72% dos trabalhos para construção da Casa de Força, 76% do vertedouro, 62% da Tomada de Água, 92% das escavações comuns, 77% das escavações em rocha e 72% do concreto estrutural.
A primeira unidade geradora da usina deve entrar em operação em agosto de 2010 e a última em fevereiro de 2011. A hidrelétrica terá uma potência instalada de 855 megawatts – suficiente para abastecer 5 milhões de lares ou atender a 25% do consumo de SC e a 18% do consumo gaúcho. O projeto é gerenciado pela Foz do Chapecó Energia, formada pelas empresas CPFL (51%), Furnas (40%) e CEEE (9%).
(Correio do Povo, 07/04/2009)