Foi publicada no sábado a licença de instalação para o Sistema de Abastecimento de Água Marrecas, concedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). São compreendidos pela licença a barragem, estação de tratamento de água bruta, estação de bombeamento de água bruta, adutoras de água bruta e tratadas e reservatórios na bacia do Arroio Marrecas, no distrito de Vila Seca.
A licença de instalação foi concedida pela Semma porque, em 5 de janeiro deste ano, foi formalizado convênio que estende delegação de competência do Estado para o município para atividades e empreendimentos na área do saneamento.
Atualmente, o Samae tem licitação aberta para a construção da ETA, com abertura das propostas em 4 de maio. A construção da estação de tratamento, em Vila Seca, será a primeira obra física a começar, mas é também a mais complexa, e certamente a última a ser concluída.
O Samae também publicou no sábado aviso de licitação para a implantação da rede adutora de água bruta, isto é, que levará a água da Barragem do Marrecas até a ETA a ser executada. Também encontra-se aberta atualmente a licitação para fiscalização e gerenciamento do projeto.
(Pioneiro, 07/04/2009)