Plátanos estão ocos e muitos deles já têm a estrutura interna apodrecida
Os enormes plátanos que rodeiam o Parque da Redenção, em Porto Alegre, pedem socorro. As árvores estão ocas e muitas delas já têm a estrutura interna apodrecida. Os plátanos podem atingir até 30 metros de altura.
Em uma ação emergencial, a direção do parque utiliza estruturas de cimento para tentar evitar o acumulo de água da chuva nas fendas abertas nos plátanos. Muitas árvores também estão inclinadas, já sentindo o peso das várias décadas de vida.
Segundo o engenheiro florestal Luiz Alberto Carvalho Jr., Supervisor de Praças, Parques e Arborização da SMAM, a técnica é chamada de dendro-cirurgia. Trata-se de um procedimento feito para retirar os fungos das árvores, uma vez que os ocos são provocados por estes fungos.
— A técnica era mais usada na década de 1980. Atualmente, é feita, mas não com tanta intensidade. Primeiro, para fechar o processo de necrose, são retirados os fungos, fecham com cimento para que cessem as áreas de necrose dentro da árvore, fazendo com que o processo de decomposição dela cesse — explica o técnico.
(Zero Hora, 06/04/2009)