O deputado Serafim Venzon, líder da bancada do PSDB, apresenta um projeto de lei autorizando o governo do Estado a auxiliar diretamente as pessoas atingidas pelas enchentes.
Venzon afirma que o dinheiro doado aos atingidos pelas enchentes no final do ano passado, através da Defesa Civil, não deve ser utilizado para melhoria na infra-estrutura urbana e, sim, diretamente aos atingidos. ”Existe uma compreensão de que o governo do Estado não pode fazer isso individualmente. Em princípio o governo tem que fazer apenas obras públicas, mas, no tocante aos efeitos das enchentes, o governo estaria autorizado a atender essa população, que precisa voltar às suas casas”, esclarece.
Segundo o projeto, a recuperação de casas, de ruas obstruídas, ou mesmo barrancos na frente ou atrás de cada residência da população atingida poderia ser feita com maquinário e ajuda do Executivo. “A sociedade contribuiu com aproximadamente R$ 34 milhões em doações na conta da Defesa Civil, oriundos de todo o Brasil. Essa população queria que o dinheiro chegasse diretamente aos atingidos pelas enchentes”, completa Venzon.
(
Alesc, 03/04/2009)