A governadora do Pará Ana Júlia Carepa (PT) defendeu a redução da Reserva Legal em propriedades rurais na Amazônia, em encontro com garimpeiros, estudantes e sindicalistas de Itaituba, interior do estado. Para a governadora, a reserva legal, que hoje é de 80%, deveria ser de 50%, apoiando as propostas dos pecuaristas e produtores de soja.
A proposta, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, é permitir a redução da reserva legal nas regiões onde já existe degradação ambiental. "Nessas áreas, as pessoas que desmataram 80% da cobertura terão de recuperar parte da mata até chegar a 50%", explicou.
Segundo a governadora, o estado do Pará está combatendo "a grilagem, a picaretagem". "Ao mesmo tempo, não posso permitir que pessoas morram de fome por causa de uma ONG", disse.
Ana Júlia também criticou a interferência estrangeira na Amazônia, citando o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger. "Vou falar para o Schwarzenegger, eles não fizeram nada para proteger a floresta deles, agora querem falar da Amazônia", afirmou.
(
Amazonia.org, 04/04/2009)