Na manhã desta sexta-feira, filas foram registradas em frente ao Centro de Saúde Modelo
A inclusão de mais 24 municípios gaúchos na área risco da febre amarela provocou uma corrida de moradores de Porto Alegre aos postos da cidade. Na manhã desta sexta-feira, filas foram registradas em frente ao Centro de Saúde Modelo. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, a demanda pela vacina contra a doença aumentou nos últimos dias.
Nesta semana, pelo menos cinco pessoas foram infectadas com o vírus da febre amarela no Vale do Rio Pardo. Com os novos números, sobe para 13 o número de pessoas doentes por febre amarela no Estado. Destas, seis não resistiram e morreram.
Porém, o órgão alerta que somente as pessoas que se deslocarão para áreas de risco precisam tomar a vacina, que só começa a surtir efeito 10 dias depois da aplicação. Portanto, para o feriado da Páscoa, que começa na próxima sexta-feira, a imunização ainda não fará efeito.
De acordo com a assessoria, há estoque de vacinas nos postos da Capital. Atualmente, sete locais disponibilizam a imunização em Porto Alegre. São eles:
Unidade Básica de Saúde Tristeza
Unidade Básica de Saúde Santa Cecília
Centro de Saúde Navegantes
Centro de Saúde Modelo
Centro de Saúde IAPI
Centro de Saúde Assis Brasil
Centro de Saúde Santa Marta
(Zero Hora, 03/04/2009)