O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) informou nesta quinta-feira (02/04), em reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), que vai solicitar o arquivamento de proposta que estabelece linhas de crédito específicas para o investimento em unidades de produção de biodiesel e para o cultivo de oleaginosas a serem utilizadas como matéria-prima para a fabricação de biodiesel. Segundo informou, ele pretende fazer a solicitação aos senadores César Borges (PR-BA) e João Tenório (PSDB-AL), respectivamente autor e relator do projeto (PLS 18/07), para que retirem a proposta definitivamente da pauta.
- Este projeto é inadequado para o momento, pois a produção de biodiesel, hoje, no país, está ociosa, o que está causando muitas dificuldades aos investidores do setor. Os valores comercializados estão abaixo do custo de produção, situação adversa do que ocorria em 2007, época da apresentação do projeto - justificou Goellner.
O comunicado de Gilberto Goellner foi feito quando o presidente da CI, senador Fernando Collor (PTB-AL), anunciava a retirada da matéria da pauta de votação para posterior análise pela comissão.
(Por Valéria Castanho,
Agência Senado, 02/04/2009)