No primeiro dia da nova coleta seletiva de lixo, 28 caminhões zero quilômetro começaram a circular pelas ruas de Porto Alegre a partir das 8h. São 29 bairros que poderão experimentar o serviço que começa a ser implantado.
Nesta primeira manhã, a coleta está prevista para os bairros Partenon, Aparício Borges, Cristal, Intercap, Santa Teresa, São José, Vila João Pessoa, Chácara das Pedras, Cristo Redentor, Jardim Botânico, Petrópolis, Três Figueiras e Jardim Bento Gonçalves. À tarde, será a vez da Azenha, Bom Jesus, Cefer I e Cefer II, IAPI, Jardim do Salso, Jardim Bandeiras, Jardim Ipê I e Jardim Ipê II, Mont"Serrat, Passo D"Areia, Santo Antonio, Santa Maria Goretti, Teresópolis, Vila Brasília e Vila Ipiranga.
O novo serviço de coleta seletiva de Porto Alegre passará duas vezes por semana em todos os bairros da cidade. A expectativa é de um incremento aproximado de 40 toneladas de resíduos coletados, passando das 60 toneladas atuais para 100 toneladas/dia. De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, os resíduos reforçarão significativamente a quantidade de matéria-prima nas 15 Unidades de Triagem (UT) conveniadas com o DMLU e, em poucas semanas, darão origem a novos postos de trabalho, além de incrementar a renda média das mais de 800 pessoas (82% mulheres) que vivem formalmente do reaproveitamento e reciclagem do lixo.
(Zero Hora, 02/04/2009)