A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) publica, nesta quarta-feira (01), no Diário Oficial do Estado, portaria que estende o prazo para os pequenos produtores regularizarem o Cadastro de Registro Florestal Estadual para 15 de julho. A decisão foi tomada pelo secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado e beneficiará cerca de 40 mil propriedades. Não há qualquer prejuízo ambiental com esta medida, apenas a dilatação do período para a renovação do registro, que traz dados dos produtores, produtos e subprodutos florestais, além de apresentar informações sobre comerciantes e consumidores de matérias-primas.
A Secretaria deve buscar aproximação com os setores produtivos, pois eles são parceiros nas questões ambientais. Queremos comprometer o pequeno produtor como agente de preservação e conservação ambiental, já que eles têm a consciência de que qualquer dano provocado ao meio ambiente é prejudicial à sua própria sobrevivência, afirma Berfran. Assim, os sindicatos se responsabilizarão pelo levantamento cadastral da silvicultura e, na avaliação do presidente da Fetag, Elton Weber, o registro é benéfico, pois o produtor consegue comercializar com empresas que exigem certificação sobre a origem dos produtos.
A articulação Sema e Fetag demonstra a necessidade de ação conjunta do setor público com o produtivo, sobretudo, com o foco na orientação aos produtores e na difusão de uma nova cultura ambiental.
(Sema RS, 01/04/2009)