O Projeto de Revitalização do Cais Mauá, em discussão há pelo menos três décadas, ganhou impulso nesta semana com a proposta do vereador Valter Nagelstein de criar a Frente Parlamentar do Cais Mauá na Câmara de Vereadores. A questão se arrasta e transitou por vários governos que não conseguiram colocar o projeto em prática por falta de recursos ou, mesmo, de vontade política. Integrantes do governo do Estado informam que o projeto está pronto para ser executado. Foram feitas alterações na proposta original, tentando conciliar os interesses da população e de preservação ambiental da área. Porém, o local continua intocado.
Segundo o vereador, a criação da frente é uma forma de a Câmara colaborar nas discussões e exercer pressão. Informações repassadas ao vereador indicam que o projeto está pronto. Já foram realizados os trabalhos técnicos de levantamento e mapeamento do local, de infraestrutura e de patrimônio, assim como cancelamentos dos contratos de cessão de uso da área. O projeto deverá ocupar uma área de 181 mil metros quadrados, sendo 74 mil m2 apenas de armazéns. Para a elaboração do projeto, foram visitados portos em alguns países, entre os quais o de Buenos Aires, na Argentina, e o de Lisboa, em Portugal, mas o que mais se assemelhou às características da Capital teria sido o de Buenos Aires.
O vice-prefeito e secretário da Copa, José Fortunati, já recebeu da Superintendência de Portos e Hidrovias do governo estadual o projeto e a planta de revitalização da área portuária. Segundo Fortunati, a revitalização do porto estará incluída no projeto de qualificação de Porto Alegre para o Mundial. 'É uma intervenção importante que reverterá em benefícios à Capital. É nosso interesse qualificar a cidade, deixá-la mais bonita, num trabalho conjunto entre Estado e Município', destacou Fortunati. Ainda em 2009, o governo estadual pode lançar edital para execução do projeto do Cais Mauá.
(Correio do Povo, 02/04/2009)