A organização ambientalista Greenpeace pediu que os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e China, Hu Jintao, liderem a luta contra a mudança climática, já que governam os dois países que mais emitem gases causadores do efeito estufa.
Os dois se encontraram na quarta-feira (1º) em Londres, por ocasião da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e principais emergentes), na qual, segundo o Greenpeace, deveriam tratar também da luta contra a mudança climática.
'Precisamos de lideranças mais fortes tanto de Obama quanto de Hu Jintao, que eles se responsabilizem mais por este tema e assistam à Cúpula Sobre o Clima de Copenhague para fechar, com os demais líderes, um acordo para lutar contra a mudança climática', ressaltou a diretora de Política Internacional do Greenpeace, Karen Sack.
A reunião que será realizada em Copenhague em dezembro deste ano, sob a organização da ONU, deve servir para atualizar o Protocolo de Kyoto.
A organização ambientalista destacou que apesar de EUA a China estarem 'trabalhando com energias renováveis', há 'necessidades que devem ser enfrentadas urgentemente'.
Para o Greenpeace, enquanto o país asiático tem que se esforçar para atingir o objetivo de, em 2020, produzir 30% de sua energia a partir de fontes renováveis, os EUA devem fornecer o financiamento necessário para ajudar aos países em desenvolvimento que as adotarem.
(Folha Online,
AmbienteBrasil, 01/04/2009)