Ativistas do Greenpeace abriram nesta quarta-feira (02/04) uma enorme faixa na ponte Rio-Niterói com um apelo aos líderes do G20, que se reúnem em Londres, para que adotem medidas sustentáveis destinadas a salvar a economia e o planeta. A faixa com a frase escrita em inglês "Líderes mundiais: o clima e as pessoas em primeiro lugar" foi instalada por 30 ativistas, utilizando técnicas de rapel, no ponto mais alto da ponte.
"O G20 tem uma oportunidade única de resolver a crise econômica e a crise climática simultaneamente, basta investir na construção de uma economia sem carbono", disse o coordenador da campanha da Amazônia do grupo, Paulo Adário, em nota publicada no site do Greenpeace Brasil.
A Polícia Rodoviária Federal informou que 20 ativistas foram detidos e que um carro do grupo foi apreendido durante a manifestação, que provocou um caos no trânsito da ponte e no centro de Niterói. Os motoristas mais prejudicados foram os que saíam de Niterói com destino à capital.
Os líderes do G20, grupo das maiores economias do mundo, se reúnem na quinta-feira, em Londres, para debater formas de combater os efeitos da crise financeira global. Ambientalistas, pacifistas e outros manifestantes planejam uma série de protestos na capital britânica por ocasião da cúpula.
De acordo com dados do Greenpeace, o Brasil é o quarto maior emissor de gases do efeito estufa no mundo, principalmente devido ao desmatamento na Amazônia.
(Por Pedro Fonseca e Rodrigo Viga Gaier, Reuters /
UOL, 01/04/2009)