Uma iniciativa da indústria de móveis Pomzan resultou na limpeza de parte do arroio Barracão e seus afluentes, hoje a principal bacia de captação de Bento Gonçalves. No último final de semana, um grupo de 60 colaboradores da empresa uniram-se à Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural (Abepan) e à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smmam) para fazer um mutirão ao longo de 16 quilômetros próximos ao arroio. A Abepan realizou ainda ações de educação e conscientização das famílias que residem próximo ao local.
Conforme o presidente da associação, Luiz Augusto Signor, foram recolhidas aproximadamente 5 toneladas de lixo, e houve entrega de 500 cartilhas às famílias 'Esse material serve para orientar a população sobre o combate ao mosquito da dengue e ao mosquito borrachudo. Conseguimos minimizar em parte os problemas que comprometem a qualidade da nossa água', destaca.
Dividido em sete equipes, o grupo recolheu sacos plásticos, garrafas PET, pneus, vidros, embalagens de agrotóxicos, latas com resíduos de tinta, embalagens de produtos de limpeza, roupas, sofás e parachoque de carro. 'Achamos resíduos e efluentes de pequenas indústrias, estábulos, latrinas e deficiência no sistema de fossa séptica nas residências', relata Signor.
Também foram apresentadas sugestões como ampliação de ações de conscientização junto aos moradores; realização de trabalhos de prevenção com ênfase no tratamento de lixo; instalação de placas educativas e reflorestamento às margens do arroio. Nos próximos dias, a Abepan vai retornar aos locais para realizar os possíveis ajustes apontados. Para os coordenadores dos grupos de trabalho da Móveis Pomzan, Luciano Pian e Suzana Poloni, a parceria foi essencial.
(Correio do Povo, 01/04/2009)