A estiagem castiga 14 municípios do Médio Uruguai do Estado. Para amenizar o problema, estão sendo perfurados poços artesianos pelas prefeituras com apoio da Secretaria Estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Outra medida adotada é o transporte de água.
Em Frederico Westphalen, choveu apenas 50 milímetros em março, sendo que a média é de 170 milímetros. Segundo o chefe do escritório da Emater na cidade, Antônio Carlos Grotto, fontes naturais que garantiam água nas propriedades estão secando rapidamente. Por isso, conforme o prefeito, José Panosso, uma retroescavadeira está sendo usada para abrir açudes e bebedouros na zona rural.
O prefeito de Palmitinho, Jair Albarello, disse que 300 propriedades são abastecidas com água transportada pelo município. Albarello informa que em todas as localidades existem famílias com problemas de falta de água, especialmente nas criações de suínos e bovinos. O prefeito de Vicente Dutra, Osmar José da Silva, disse que o município so corre 90 famílias que estão sem água e que bebedouros estão sendo abertos. Em Iraí, segundo o prefeito Mário Coelho da Silva, a água é levada para 55 famílias da zona rural.
(Correio do Povo, 01/04/2009)