Novo serviço será implantado a partir desta quinta-feira
Os 28 caminhões do novo serviço de coleta seletiva do lixo foram reunidos na tarde desta terça-feira no Anfiteatro Pôr-do-Sol, em Porto Alegre. Os veículos foram oficialmente apresentados pela empresa RN Freitas.
O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Moncks, assinou o ato de liberação para o serviço. A última vistoria dos caminhões foi realizada com o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico (SMGAE), Clóvis Magalhães.
O novo serviço de coleta seletiva de Porto Alegre será implantado a partir desta quinta-feira e passará duas vezes por semana em todos os bairros da cidade. Já em um primeiro momento, a coleta deverá passar das 60 toneladas diárias atuais para mais de 100 toneladas por dia.
Segundo a prefeitura, os resíduos reforçarão a quantidade de matéria-prima nas 15 Unidades de Triagem (UT) conveniadas com o DMLU e, em poucas semanas, darão origem a novos postos de trabalho. A prefeitura afirma que a nova coleta incrementará a renda média das mais de 800 pessoas — das quais 82% são mulheres — que vivem formalmente do reaproveitamento e reciclagem do lixo.
(Zero Hora, 31/03/2009)