Plantio ocorre em área invadida no início do mês pela Via Campesina
O lançamento do movimento Alerta Verde contou com um ato simbólico na tarde de hoje, em Candiota, na Campanha. Produtores foram até a Estância Aroeira, de propriedade da Votorantim Celulose e Papel (VCP), e replantaram eucaliptos na área em que a Via Campesina invadiu no início deste mês, quando houve a destruição de 1,6 mil árvores.
Acompanhados de uma série de lideranças do meio rural, os eucaliptos foram plantados em uma manifestação de desagravo à invasão da Aroeira.
— Não é uma defesa da silvicultura e sim do agronegócio em geral. É um basta diante de tantas invasões — declarou o vice-presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Paulo Ricardo de Sousa Dias.
Horas antes, os produtores se reuniram em Candiota para definir metas do Alerta Verde. Entre as medidas, está o aumento da vigília nas estradas da zona rural da metade sul do Estado, principalmente na Campanha. A meta do movimento é coibir ataques durante o Abril Vermelho, período em que ações de grupos ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se intensificam.
(Zero Hora, 31/03/2009)