Evento discutirá os pagamentos por serviços ambientais com a participação de diversos segmentos da sociedadeA The Nature Conservancy (TNC) participa da Conferência Mundial Katoomba, que acontece nos dias 1º a 4 de abril, em Cuiabá (MT). Na ocasião, os especialistas da TNC abordarão temas como Serviços Ambientais e Pagamentos da Água, Projeto Soja mais Verde e Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação (REDD). O evento reunirá diversos segmentos da sociedade para discutir as experiências e o potencial de aplicação de pagamentos por serviços ambientais, uma alternativa econômica para manter a floresta em pé, com grande possibilidade de ser aplicada em diversas regiões da Amazônia Legal, como no norte e noroeste de Mato Grosso.
Em 1º de abril, Fernando Veiga, coordenador de Serviços Ambientais da TNC, participa do painel Novas oportunidades mercados da água, das 16h30 às 17h45, e falará sobre a evolução do tema dos pagamentos por serviços ambientais e os pagamentos de água no Brasil, um novo mercado que está se formando, do qual a organização é uma das pioneiras em projetos, como o Produtor de Água, na cidade de Extrema (MG).
Gina Timótheo, representante estadual da TNC no Mato Grosso, participará do painel "Offsets e atividades bancárias de biodiversidade no Brasil", promovido também em 1º de abril, das 17h45 às 19h, onde apresentará o projeto Soja Mais Verde, desenvolvido em parceria com a Associação dos Produtores de Soja em Mato Grosso (Aprosoja) e Governo do Estado de Mato Grosso, com o objetivo de mobilizar US$ 15 milhões para a regularização ambiental de pelo menos 3.500 propriedades rurais, gerando em torno de 5 milhões de hectares de terras conservadas em forma de Reserva Legal (RL) e Áreas de Preservação Permanente (APP).
Já na reunião fechada que acontece no Sesc Pantanal, nos dias 3 e 4 de abril, Miguel Calmon, diretor do Programa de Conservação para a Mata Atlântica da TNC, apresentará alguns dos resultados do trabalho que a TNC e parceiros têm feito nos últimos meses para desenvolver e implementar junto com o Estado do Mato Grosso um projeto piloto do REDD na região noroeste do Mato Grosso. De acordo com Calmon, a TNC tem investido fortemente no conceito de serviços ambientais como uma das principais estratégias para atingir a escala necessária para garantir a sustentabilidade dos esforços de conservação que estão sendo implementados nos diversos biomas brasileiros. "Esta é uma das formas mais eficazes de atingir conservação na escala desejada e necessária para garantir a manutenção e a qualidade dos serviços ambientais, como regulação climática, manutenção dos recursos hídricos e conservação da biodiversidade, e o bem estar da sociedade".
Sobre a Conferência Mundial KatoombaA conferência Katoomba é realizada anualmente pelo grupo Katoomba, uma rede internacional de organizações que visa promover o debate e as iniciativas de pagamentos por serviços ambientais. São parceiros na organização do evento o governo do Estado do Mato Grosso, Forest Trends, Ipam Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, ICV, The Nature Conservancy TNC, ISA Instituto Socioambiental, Woods Hole Research Center e Aliança da Terra. Interessados podem efetuar a pré-inscrição no evento pelo site www.katoombameeting2009.com.br
A Conferência será dividida em duas partes. Nos dias 1 e 2 de abril, o público poderá acompanhar os debates no Centro de Eventos do Pantanal, onde serão realizadas palestras com especialistas no assunto e mesas-redondas que reunirão governadores e prefeitos da região amazônica, pesquisadores, representantes do setor empresarial e de organizações da sociedade civil. Nos dias 3 e 4 de abril, as discussões continuam em uma reunião fechada no Sesc Pantanal.
(Por Adriana Kfouri,
Lead Comunicação Organizacional, texto recebido por e-mail, 01/04/2009)