Os habitantes do município de São Valentim, na região Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, estão enfrentando racionamento de água desde a última semana. O corte no abastecimento é feito das 20h às 6h. Há cerca de um mês a população sofreu a mesma situação, mas depois as chuvas melhoraram as nascentes que abastecem a cidade, e o recionamento chegou a ser suspenso.
O secretário da Fazenda do município, Sérgio Arini, confirmou ontem que a Corsan destinou dois caminhões que buscam água todos os dias no município vizinho de Erval Grande. 'Quando a água chega em nossa cidade, vai direto para as caixas de tratamento da Corsan. Depois, o produto é disponibilizado à população', disse Arini. Os caminhões realizam de seis a sete viagens por dia, percorrendo, em média, 300 quilômetros.
Segundo o secretário, o reservatório da Corsan está 1 metro abaixo do nível normal, o que é insuficiente para a atender a demanda de 23 mil litros por dia. Ele disse que no início foram feitos apelos para que o produto fosse economizado. A prefeitura está trabalhando com máquinas na busca de novas nascentes de água. Nas propriedades onde há aviários ou criação de suínos, os agricultores buscam água nos vizinhos que possuem açudes.
(
Correio do Povo, 31/03/2009)