Está começando no Médio Uruguai o trabalho de zoneamento e preservação da primeira reserva biológica da região. Localizada na Linha Progresso, interior de Dois Irmãos das Missões, a Reserva Biológica Moreno Fortes foi criada em abril de 2004 e tem 459,7 hectares. Segundo o prefeito do município, Edison Hermel, a área de proteção integral é formada de mata nativa e possui flora e fauna quase intocáveis. Diversas espécies de aves e animais em extinção povoam o local, entre elas o papagaio-charão, o gato-mourisco e a jaguatirica.
Conforme o prefeito, o Plano de Manejo prevê a recuperação de áreas degradadas por lavouras, eliminação de estradas e trilhas, levantamento das estruturas da linha de alta-tensão e instalação de sinalizadores para aves. Também haverá um trabalho, nos próximos anos, para dotar a reserva de infraestrutura, com a construção de sede administrativa, museu, laboratório, alojamentos e sala de aula para Educação Ambiental, entre outras providências.
Hermel observa que a Reserva Moreno Fortes está inserida no bioma Mata Atlântica e é uma das poucas unidades de conservação no país que reúne importante amostra de área de contato entre duas zonas de formação florestal distintas. Será utilizada para pesquisa por parte de universidades das regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul.
O lançamento do Plano de Manejo da unidade municipal ocorreu no dia 19 deste mês, em Dois Irmãos das Missões. As ações serão custeadas com recursos provenientes de um termo de compromisso de compensação ambiental pela construção da Hidrelétrica São José, no rio Ijuí. O termo foi assinado entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Fepam e a Ijuí Energia S/A, responsável pela obra da usina.
(
Correio do Povo, 29/03/2009)