25 policias serão formados no CRPO Sul para reforçar segurança no campo
A Comissão de Representação Externa contra a criminalidade do campo recebeu importante notícia da polícia gaúcha nesta sexta-feira (27). A partir desta segunda-feira (30), se estendendo até a 09 de abril, começará o Curso de Patrulhamento Rural, no Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul(CRPO Sul). 25 candidatos participação das aulas que terão carga horária total de 100 horas/aula. As vagas são destinadas para policiais militares de todas as unidades da Brigada Militar do Estado.
Em razão das peculiaridades do curso, serão desenvolvidas praticas de atividades diurnas e noturnas, abrangendo um total de 13 disciplinas: Legislação Ambiental, Legislação Aplicada ao Patrulhamento Rural, Técnicas e Táticas de Patrulhamento Rural, Inteligência Policial Rural, Lides Campeiras e Práticas de Mangueira, Noções Básicas de Iniciação ao Cavaleiro, Noções Básicas de Pronto Socorrismo, Noções Básicas de Medicina Veterinária, Noções Básicas de Rádio Patrulhamento Aéreo, Proteção Armada, Técnicas de Orientação e Abordagem na Zona Rural, Policiamento Comunitário Rural e Operações de Patrulhamento na Zona Rural.
Conforme o comandante do CRPO/Sul, cel Odiomar Luis Bitencourt Teixeira, as aulas estão sob a coordenação e execução da equipe de instrutores do Comando, com aulas ministradas no Centro de Treinamento Tático Policial - Ninho da Águia (Chácara Boca do Arroio) e Fazenda Casa Grande em Pelotas. “As aulas serão desenvolvidas através de metodologias que privilegiam a participação dos instruendos e suas experiências e vivências profissionais e pessoais, tendo como eixo de orientação a análise da realidade social e da função da segurança pública no Estado Democrático de Direito”, ressalta Teixeira.
Para o presidente da Comissão, deputado estadual Jerônimo Goergen (PP), “este curso do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul reforçará a segurança da comunidade rural gaúcha, permitindo maior prática do ensino técnico-profissional, intensificando a preparação de PMs para o enfrentamento dos crimes da zona rural, como o furto de gado, máquinas, pivôs de irrigação e defensivos agrícolas”, enfatiza Goergen.
A Comissão de Representação Externa contra a criminalidade do campo terá até o dia 4 de Abril para apurar dados, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, sobre a criminalidade do campo. A polícia gaúcha trabalha em parceria com a comissão, e tem no sub-comandante da Brigada Militar, Lauro Binsfeld, o responsável pelos trabalhos de apoio aos parlamentares.
(AL-RS, 30/03/2009)