O Rincão Gaia, sede rural da Fundação Gaia – Organização Não Governamental (ONG) criada pelo ecologista José Lutzenberger – , em Pantano Grande, sedia a partir de hoje a terceira etapa presencial do projeto Ambientalistas Educadores. Resultado da parceria entre Unesco, Ministério do Meio Ambiente, Centro de Estudos Ambientais (CEA) e a ONG Grupo Ambientalista da Bahia, o projeto tem como objetivo proporcionar condições para a formação continuada de integrantes de ONGs e movimentos sociais que lidam com a questão ecológica.
Além dos encontros presenciais, o projeto contou com etapas não-presenciais, através de um ambiente virtual desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação à Distância da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg). O primeiro encontro foi realizado em Pelotas. O segundo módulo aconteceu na reserva ecológica da Fundação Gaia, que agora volta a sediar o terceiro encontro.
Até domingo, 40 representantes de ONGs e movimentos sociais discutirão questões sobre práticas transformadoras da relação predatória da sociedade para com a natureza, marcadas pelo consumo ilimitado e o desrespeito às leis ambientais.
(
Gazeta do Sul, 27/03/2009)