A passagem de um tornado destruiu dezenas de casas e comércios em uma comunidade do Estado do Mississipi, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira e deixou ao menos 20 pessoas feridas. A tempestade atingiu o sul do Estado e deixou centenas de casa sem energia elétrica.
O prefeito da cidade de Magee, Jimmy Clyde, disse que vários moradores ainda estão se recuperando psicologicamente do desastre, após terem as residências atingidas. Até um cemitério e uma igreja foram destruídos pelos ventos.
"É como reviver os desastres do Katrina novamente. Não é nada agradável", disse o prefeito durante uma coletiva de imprensa. Alguns moradores de Louisiana ficaram sem energia elétrica e autoridades informaram que algumas casas também foram atingidas no Alabama. Na Geórgia, a população também foi vítima de tempestades fortes.
O governo do Mississipi declarou estado de emergência em Simpson County, onde a cidade de Magee está localizada. A moradora Stephanie Malley, 35, chorou ao ver a sua casa devastada pelo tornado. Malley estava dormindo no momento da tempestade e conseguiu proteger as filhas, de 11 e 13 anos, se escondendo banheiro.
"Nós ficamos escondidos no banheiro por um longo período até o tornado passar", afirma Malley. Para identificar as casas que correm risco de desabar, as equipes de resgate fizeram marcações nas paredes com um spray vermelho. Não há informações sobre mortos.
Membros de uma igreja centenária, destruída pelo tornado, foram até o local para lamentar a tragédia. "Nossa igreja continua aqui, porque nossa igreja é a população, mas a construção está destruída", disse um dos membros Charlene Loyd.
(FolhaOnline /
AmbienteBrasil, 26/03/2009)