Votação será feita por meio de de 300 urnas eletrônicas
O modelo de votação que será empregado na consulta popular sobre a área do antigo Estaleiro Só foi definido nesta quinta-feira, após reunião entre o vice-prefeito José Fortunati e técnicos da Procempa e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A consulta será feita com a utilização de 300 urnas eletrônicas, espalhadas em 92 locais, seguindo os moldes empregados na eleição dos conselheiros tutelares.
Até o encontro desta quinta-feira, existia a possibilidade da utilização da internet como um meio complementar para a votação. Essa alternativa foi descartada, pois dependeria de avaliação do Tribunal Superior Eleitoral, o que inviabilizaria a realização da consulta nos prazos estipulados por lei.
— Mesmo sem a internet, temos plena certeza de que toda a população porto-alegrense terá a oportunidade de participar e manifestar a sua vontade — enfatizou Fortunati.
Até o início de julho, os cidadãos da Capital irão às urnas para dizer se desejam que, além de empreendimentos comerciais, possam ser construídos empreendimentos residenciais na área.
O vice-prefeito fez questão de destacar o trabalho desenvolvido pela Procempa.
— Ficamos muito satisfeitos com a proposta da Procempa, que somente não será utilizada neste momento por uma questão de prazo. Contudo, pretendemos aplicar o sistema eletrônico elaborado em outras consultas junto à população — ressaltou.
(Zero Hora, 26/03/2009)