A determinação do governo federal de que as casas previstas no programa habitacional, anunciado ontem (25/03), terão sistema captação de energia do sol trará credibilidade para a tecnologia no país. A opinião é do diretor da empresa responsável pela metade do mercado de painéis solares no Brasil, Luiz Augusto Mazzon. “Quando o governo dá o aval, ao comprar o produto, naturalmente, o cidadão brasileiro vai querer também”, avaliou.
Segundo Mazzon, atualmente a procura pela tecnologia é insuficiente para empregar a capacidade produtiva da empresa e o plano do governo talvez traga o retorno para os investimnetos feitos no negócio. De acordo com o empresário, os moradores serão beneficiados com a utilização da tecnologia, já que o sistema permite uma economia de 30% a 50% nos gastos domésticos com energia elétrica.
A captação de energia solar e o aproveitamento de águas da chuva deverão proporcionar uma economia de R$ 300 e R$ 500 por ano nas residências construídas pelo plano habitacional, segundo informações do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
(Por Daniel Mello,
Agência Brasil, 25/03/2009)