O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nesta quarta (25/03) que as casas que serão construídas por meio do programa habitacional do governo federal, lançado ontem, terão sistemas de captação de energia solar e aproveitamento da água da chuva. Com isso, as famílias economizarão por ano entre R$ 300 e R$ 500.
“Lutamos muito por isso e está no Plano Clima, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou em dezembro. Isso vai gerar economia para as famílias e deixar de emitir oitocentas e trinta mil toneladas de carbono. Além disso, não precisaremos construir uma usina de quinhentos e vinte megawatts.”
Nos próximo dia 15, informou o ministro, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) vai votar a simplificação das regras para concessão de licença ambiental num prazo de 30 dias.
No início deste mês, a Agência Brasil adiantou a informação de que o governo pretendia substituir a energia elétrica pela solar para aquecimento da água dos chuveiros das casas que fazem do novo programa habitacional.
(Por Ivan Richard,
Agência Brasil, 25/03/2009)