Se a reforma da sua casa não for bem planejada, você poderá colaborar com um grande problema ambiental: o descarte de resíduos da construção civil. No Brasil, são produzidos 90 milhões de toneladas desse material por ano, segundo o tecnólogo em Saneamento Ambiental Edison Castro Martins, de Pelotas.
Parte do volume vai parar em terrenos baldios ou esquinas. A professora de Engenharia Civil da Unisinos Luciana Gomes afirma que a lei é descumprida em 99% dos casos.
– Os municípios deveriam aprovar um plano integrado de gerenciamento de resíduos, mas nenhum tem isso – avalia Luciana.
A dica, portanto, é procurar as empresas de telentulho para o descarte.
– O contêiner contratado por empresas coletoras pode ser uma solução, mas muitas empresas, mesmo cobrando pelo serviço, descarregam em locais inadequados e, normalmente, sem licença – alerta.
Conforme Martins, resíduos como pedras, cimento, areia e tijolos representam 61% do lixo produzido nas cidades brasileiras. Número que poderia ser menor.
– Um edifício de 34 andares, construído de forma convencional, gera 10 mil toneladas de entulho. Construído de forma sustentável, pode gerar 3 mil toneladas – calcula.
Evitar o retrabalho, a má qualidade dos materiais empregados, as perdas no transporte e armazenamento e a má manipulação por parte da mão-de-obra são processos que deixam a tarefa de construir ou reformar mais verde. Reciclar entulhos também entra nessa categoria. As sobras podem ser moídas e transformadas em argamassa ou brita.
– Os vários recursos da natureza usados pelo homem não são renováveis. Pedra, areia, argila e calcário irão acabar um dia – prevê Martins.
(
Zero Hora, 26/03/2009)