Depois do sucesso das atividades realizadas na Vila da Quinta no último fim de semana, no próximo sábado, 28 será a vez dos moradores do Povo Novo serem os anfitriões das ações educativas e ambientais promovidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), uma das suas parceiras no projeto de duplicação da BR 392.
As ações fazem parte do programa ambiental do projeto que prevê a realização de diversas atividades nas localidades que serão atingidas pelas obras de duplicação. A programação do evento se inicia às 13h30min e vai até as 17h30min, na comunidade do Povo Novo. A população poderá conferir apresentações artísticas com músicos locais, como Fabrício Marques e o grupo Toda Rima. Além disso, haverá atividades de saúde, cidadania, educação para o trânsito, artesanato colonial, feira do produtor, embelezamento, oficinas circenses, jogos educacionais, entre outros.
De acordo com o coordenador do programa de Educação Ambiental do projeto, Vitor Hugo Borba Manzke, professor da Universidade Federal de Pelotas, o evento tem como principal objetivo desenvolver ações sociais e ambientais que promovam a consciência ambiental, informando à população sobre as características e peculiaridades do ecossistema da região e de que forma este será atingido pela construção da segunda pista da BR 392. "Nossa intenção é desenvolver na comunidade a consciência de que o progresso que virá pretende respeitar a vida acima de tudo", disse Manzke.
A Ouvidoria do Projeto de Duplicação da BR 392, também vai estar à disposição dos moradores e população em geral para esclarecer dúvidas e receber sugestões a respeito da duplicação.
(
Jornal Agora, 26/03/2009)