A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) anunciou o primeiro pagamento dos prêmios do Projeto Xingu Mata Viva, em reunião a ser realizada nesta quinta-feira (26/03), na 2ª Vice-presidência do Senado. O projeto, explicou a senadora, objetiva o desenvolvimento com sustentabilidade, por meio de comercialização dos estoques de carbono obtidos com a manutenção das matas em terras do nordeste mato-grossense.
A senadora informou que 30 pequenos, médios e grandes produtores rurais que se destacaram na proteção do meio ambiente receberão recursos doados pelo laboratório farmacêutico Cifarma. Na solenidade no Senado, o Instituto do Desenvolvimento Econômico e Sócio Ambiental, responsável pela captação de recursos, assinará termo de cooperação com a Associação de Produtores de Santa Cruz do Xingu especificando a aplicação e gestão dos recursos. Ela anunciou a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e de deputados e senadores do Mato Grosso.
- O pagamento de serviços ambientais pelo modelo Brasil Mata Viva é um mecanismo de remuneração e estímulo ao ocupante de área para utilização das boas práticas de exploração da terra - explicou a senadora, em discurso nesta quarta-feira (25).
Serys Slhessarenko citou, entre os benefícios gerados com o pagamento desse primeiro lote, a reconversão de 34,51 hectares de áreas de preservação permanente; a regeneração de 33.580 unidades de árvores nativas; a estimativa de neutralização de 17 mil toneladas de dióxido de carbono; e a proteção de 24,6 mil hectares de áreas nativas pela adesão e manejo sustentável.
A senadora também elogiou o programa do governo federal de construir um milhão de casas populares e pediu a aprovação de vários projetos, que beneficiam profissionais de saúde, vigilantes, oficiais de justiça, mulheres policiais, assistentes sociais e proprietários de terras que preservem suas nascentes.
(
Agência Senado, 25/03/2009)