A governadora Yeda Crusius entregou, ontem à tarde, no Palácio Piratini, a licença prévia (LP) para construção da Rodovia do Parque (BR-448). O estudo do impacto ambiental das obras foi apresentado pela Fepam durante audiência pública em janeiro. O passo seguinte será a solicitação de licença de instalação (LI) por parte do empreendedor. Yeda destacou a rápida resposta do governo do Estado para a solicitação e disse que "o objetivo é fazer com que as coisas aconteçam com transparência".
Rodovia do Parque
A estrada está projetada para ter 22 quilômetros, passando pelos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. A obra foi planejada para evitar centenas de acidentes e mortes na BR-116. A Rodovia do Parque - de responsabilidade do governo federal - deverá desafogar a principal via de acesso a Porto Alegre.
Exigência
A Fepam condicionou o prazo de 90 dias para o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) apresentar medidas compensatórias a danos ambientais irreversíveis pelo empreendimento. As medidas serão implementadas na recuperação de matas ciliares na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
(Por Adão Oliveira, Jornal do Comércio, 25/03/2009)