O vice-presidente de relações institucionais da Braskem, Marcelo Lira, convidou o Parlamento gaúcho para o lançamento da pedra fundamental do projeto Plástico Verde, que deve ocorrer no dia 22 de abril no Pólo Pretoquímico de Triunfo. O convite foi feito durante audiência com o presidente da Casa, Ivar Pavan (PT), na tarde de quarta-feira (18).
Lira explicou que a obra irá gerar um total de 1.500 empregos e deverá estar concluída no final de 2010. A operação comercial está prevista para começar em 2011. Com investimento de R$ 500 milhões, o projeto de polietileno verde terá uma capacidade de produção de 200 mil toneladas por ano, e será capaz de produzir plástico renovável a partir da cana-de-açúcar. “Será uma operação pioneira, a primeira produção de polietileno verde em escala comercial a partir de matéria-prima 100% renovável”, informou o representante da Brasken, lembrando que a iniciativa estimulará o crescimento da produção de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul.
Pavan exaltou a iniciativa da empresa em instalar no Rio Grande do Sul um projeto tão revolucionário, que, além de constituir uma possibilidade de crescimento econômico para o estado, é um modelo ambiental a ser seguido no combate ao aquecimento global. “Um grande investimento destes é sempre bem vindo, incrementa a tecnologia e abre novas portas em tempos de crise”, afirmou Pavan.
(
Assembleia Legislativa do RS, 24/03/2009)